sábado, 29 de junho de 2019

Gasshuku 2019


"Membros da IKGA Brasil, 
depois de vários pedidos, a IKGA Brasil resolveu realizar seu 1º Gashuku, que acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de agosto de 2019, na zona rural da bela cidade de Campos do Jordão. Procuramos escolher um local propício para a interação do ser humano com a natureza (...) 
Aqueles que realmente estão integrados a IKGA, não podem perder esta oportunidade única de interação entre os verdadeiros membros da IKGA Brasil."

“Para o Karate, Gasshuku, é tanto um encontro para o aprimoramento e padronização de técnicas, estimulando o potencial individual através de intenso treino e esforço coletivo, como também, é, um momento de confraternização entre os membros de uma grande família.” 

LUIZ KOTSUBO - Renshi Shihan - Representante da IKGA-Brasil 

http://www.ikgabrasil.com/Calend%C3%A1rio-de-eventos/


GASSHUKU 

“Quando o melhor de si serve de forma coletiva para o bem de todos” 

Nas Artes Marciais Japonesas é comum uma forma de treinamento que envolve além do conteúdo técnico, também o espírito coletivo onde o mais importante não é aquele que atinge o objetivo primeiro, e sim que com o esforço e ajuda mútua, todos alcancem “o objetivo”. É um treinamento que ocorre por um tempo determinado, seja um final de semana ou uma semana inteira. O objetivo principal é o convívio e o aprendizado, todos em prol de um único objetivo, sem a interferência do mundo externo, geralmente em local retirado próximo à natureza. 
Todo trabalho tem como objetivo a elevação do físico, mente e espírito e é exigido de cada indivíduo um extremo “esforço sincero”. Cada indivíduo contribui com o seu “melhor”, através de atividades que proporcionam o descobrimento do seu “eu” verdadeiro, sem falsa modéstia ou ego. 
Esta forma de “treinamento” é também utilizada por grandes corporações e empresas no Japão, com o intuito de criar um ambiente de maior reciprocidade entre os funcionários, aumentando assim além da produtividade, também o compromisso de um esforço mutuo. Como culturalmente no Japão o exemplo é a forma de ensinamento, membros da diretoria são os primeiros a serem incluídos nestes eventos. 
Talvez o individualismo traga seus resultados quanto a interesses próprios, porém há de se pensar em utilizar isto a beneficiar também os interesses coletivos, por um bem maior. O Gasshuku é uma forma de “Treinamento” que proporciona isso em sua totalidade. 
Juntos podemos transformar o lugar onde vivemos em um lugar melhor, precisamos cada um fazer a sua parte, coletivamente!!!!! 

GANBARIMASHOU!!!!! 
AKIRA SAITO – Renshi Shihan 

https://artesdojapao.com/colunistas/akira-saito/gasshuku/






4 comentários: