Símbolos

PUNHO GOJU KAI
O punho, criado por Yamaguchi Gogen (Kaiso – fundador), é marca registrada por direitos autorais e pertencente à International Karate Do Goju Kai Association (IKGA). O fundador fez o desenho do punho de Miyagi Chojun, numa forma singela de prestar homenagem ao seu mestre.
A IKGA possui representação em mais de 60 países. Cada país possui um representante nomeado diretamente pelo Saiko Shihan (Grão-Mestre) Yamaguchi Goshi - atual presidente da IKGA e filho de Yamaguchi Gogen. As representações se dão para melhor administração da matriz do Japão (IKGA-Hombu) e padronização do estilo pelo mundo.
No Brasil, o Representante é o Renshi Shihan Luiz Kotsubo (IKGA-Brasil), o qual também possui os direitos de imagem do punho. Somente as associações filiadas à IKGA-Brasil podem fazer seu uso em nosso país e com autorização expressa do Kotsubo Shihan.
Acreditamos que nem mesmo o Mestre Yamaguchi Gogen saberia prever a autenticidade e legado que seu desenho se tornaria, um ícone de milhares de praticantes pelo mundo!
O Sensei que estiver devidamente filiado e em dia com as leis estatutárias da entidade, pode e deve fazer o seu uso em cartões de visita, karate-gi (kimono), cartazes de eventos, site da academia, banner, etc... São inúmeras as formas de se usar este honorável símbolo.

Obs.: no karate-gi, o punho deve ser colocado no lado esquerdo do peito.

Kanji (ideogramas) presentes no punho e seus significados:
  • 剛柔流 Goju Ryu: Escola ou Estilo da Força e da Suavidade. Estilo criado pelo Mestre Miyagi Chojun, caracterizado por bloqueios circulares e técnicas poderosas de combate à curta distância. Estilo que visa o equilíbrio de técnicas opostas - fortes e suaves - e complementares.
  • 空手道 Karate-Do: o Caminho das Mãos Vazias (arte marcial tradicional Japonesa).

Variações do punho adotadas pela IKGA-Hombu:
O punho com a tarja branca também é utilizado pelos Kyu (faixas iniciais, anteriores à preta)




SÍMBOLO DO DOJO


Kanji (ideogramas) presentes e seus significados:
  • 三戦 Sanchin: Três Batalhas ou Três Guerras (pode-se entender como as batalhas interiores pelo aprimoramento físico, mental e espiritual). Sanchin é também o nome de um dos Kata (formas fixas de combate contra adversários imaginários) que melhor representa o nosso estilo.
  • 空手道 Karate-Do: o Caminho das Mãos Vazias (arte marcial tradicional Japonesa).
  • 剛柔流 Goju Ryu: Escola ou Estilo da Força e da Suavidade (estilo criado pelo Mestre Chojun Miyagi, caracterizado por bloqueios circulares e técnicas poderosas de combate à curta distância. Estilo que visa o equilíbrio de técnicas opostas - fortes e suaves - e complementares).
  • 剛柔会 Goju Kai: linhagem do estilo Goju Ryu criada pelo Mestre Gogen Yamaguchi (linhagem Yamaguchi-Ha);
  • 道場 Dojo: local ou sala onde se busca o Caminho (Caminho = via; busca pelo autoconhecimento; "Tao"; modo ou estilo de vida).
Cores do símbolo:
Em homenagem às cores do selo da Casa Imperial Japonesa.

Desenho  central (Mitsu Tomoe) e seu significado
O símbolo circular é denominado Mitsu Tomoe. Representa, entre outras coisas, o Deus da Guerra Hachiman (protetor dos Guerreiros), e a divisão tripla do Xintoísmo: Homem, Terra (mundo físico) e Céu (mundo espiritual).
Diz-se, também, que é o símbolo do Deus do Trovão no Japão, o Kaminari: quando numa tempestade ouvem-se os trovões, reza a lenda que na verdade é o barulho do Kaminari, batucando em seus enormes tambores acima das nuvens.
Consequentemente, no Japão, este desenho simboliza não somente a força do trovão, mas “força” em geral.
As bandas japonesas de Taiko (que tocam naqueles tambores gigantes) geralmente o utilizam pintado nas peles dos tambores. Tais tambores eram usados nas batalhas campais dos samurais.
O Mitsu Tomoe já foi usado como insígnia por samurais e atualmente é usado no Japão em brasões familiares e logotipos de empresas, como pela Mitsubishi (de forma estilizada), por exemplo. No Brasil, podemos vê-lo estampado na calçada do bairro da Liberdade – São Paulo.


Considerações finais: 
Ao criar este símbolo para o nosso Dojo, o que levou tempo e pesquisa, pretendi salientar aquilo que a prática sincera e verdadeira do Karate Do nos proporciona: o respeito pelas tradições e o aprimoramento físico, mental e espiritual! Enfim, este é o Karate em que acredito e procuro compartilhar com meus alunos.
Julio Mario

Nenhum comentário:

Postar um comentário