1) Esta programação foi feita de acordo com orientações e sugestões da IKGA-Brasil, onde alguns itens poderão ser adaptados nos exames especiais ou para crianças.
2) Para a turma infantil, afim de dividir os conteúdos e melhor introduzí-las no Karate-Do, são adotadas 02 faixas entre a branca e a amarela: cinza e bordô, respectivamente.
3) O tempo de treinamento em cada faixa é apenas uma referência, podendo variar para mais ou para menos de acordo com a frequência às aulas e nível técnico do aluno.
4) Os conteúdos aprendidos nas faixas anteriores também serão exigidos nos exames das faixas posteriores, ou seja, o aprendizado deve ser cumulativo.
5) A segmentação da faixa marrom (graus), tem a finalidade de revisão e aprofundamento para o exame de Shodan (1o.Dan).
6) Para os exames de Yudansha (Faixas Pretas) a IKGA-Brasil exige um currículo de participação em seus eventos. Logo, independente da graduação, é muito importante que todos participem de cursos, Gasshuku, Shinnenkai, Bonenkai e/ou torneios promovidos pela entidade.
7) Importante: os exames de KYU (faixas iniciais) são realizados no próprio Dojo. Já os exames de YUDANSHA (faixas pretas) são realizados pela IKGA-Brasil (até 3o.Dan) e IKGA Hombu (4o.Dan em diante).
8) O Karate Do Goju Kai não é uma arte estática. Graças aos nossos mestres está em constante transformação e, desta forma, mudanças poderão ocorrer na programação de exames.
9) Visão ampla da Programação IKGA - incluindo a programação para Faixas Pretas:
Considerações:
A evolução no Karate-Do só é possível se houver dedicação. Logo, é muito importante que o karateka seja frequente às aulas e procure absorver o máximo delas.
Julio Mario
Leia mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário