Mestres

Yamaguchi Goshi Saiko Shihan e Kotsubo Luiz Renshi Shihan - atuais líderes da IKGA Mundial e IKGA-Brasil, respectivamente.

Miyagi Chojun
(1888-1953)
Fundador do estilo Goju Ryu de Karate Do
Nascido em Naha, capital de Okinawa, era de uma família de mercadores que possuía dois navios e comercializava intensamente com a China.
Inicia seus treinamentos em artes marciais em 1902 com o mestre Higaonna Kanryo - fundador do Naha-Te.
Foi o único discípulo a aprender todos os Kata Naha-Te de Higaonna, que falecera em 1915. Neste mesmo ano, cumprindo o desejo do mestre, viaja para Foochow - capital de Fujian (China). 
Seguindo a rota que Higaonna havia feito décadas atrás, também com o propósito de estudar as artes chinesas de combate, lá permanece por dois anos. Ao mesmo tempo em que aprende os métodos de combate, Miyagi pesquisa e analisa diversos manuscritos antigos de luta, fisiologia e anatomia humana. Nota: diz-se que esta seria a segunda viagem de Miyagi à China para estudar as artes antigas de combate. 
Retornando à Okinawa, dá sequência ao trabalho de seu mestre: revisa o Kata Sanchin, cria o Kata Tensho a partir do original chinês, incorpora o Ibuki (método de respiração) e estrutura os métodos de treinamento visando o controle da energia vital (ki) e o aperfeiçoamento do caráter.
Por volta de 1930, da mistura de técnicas suaves de combate aprendidas na China, de influência Taoísta, e do forte Naha-Te de Higaonna, surgiria um novo estilo: batizou-o de Goju Ryu! 
O nome escolhido para o seu estilo foi inspirado nos Oito Preceitos da Tradição do Kenpo Chinês (antigo poema chamado Wu Pei Chih, ou Bubishi em japonês), onde se lê: "Ho Go Ju Don To" - Todas as coisas do universo são feitas de positivo / forte (Go) e negativo / suave (Ju). 
Em 1934, mestre Miyagi leciona por um ano no exterior, a convite do jornal Hawaii Yokoku Shinposha. 
Em 1937, a Dainippon Butoku Kai reconhece o Karate Do Goju Ryu como arte marcial oficial e Chojun Miyagi como o seu mestre. 
Em 1940, para tornar o estilo mais acessível à todas as idades, cria dois Kata introdutórios: Gekisai dai Ichi e Gekisai dai Ni. 
Muito respeitado por mestres de outros estilos e artes marciais, além das autoridades de Okinawa e Japão, Miyagi ensinou em diversos locais, como: Centro de Treinamento da Polícia de Okinawa, Escola Municipal de Comércio de Naha, Escola Normal de Okinawa e Centro de Treinamento Popular de Okinawa. 
Mestre Miyagi, de temperamento calmo e humilde, viveu de acordo com os princípios das artes marciais, ou seja, sem violência!
"Quando seu temperamento aumentar, abaixe seus punhos. Quando seus punhos se levantarem, abaixe seu temperamento."
Chojun Miyagi

Yamaguchi Gogen 
(1909-1989) 
Kaiso - fundador da linhagem Yamaguchi-Ha de Goju Ryu e fundador da IKGA 
Nascido na província de Miyazaki, Yamaguchi Jitsumi se interessa pelas artes marciais japonesas ainda jovem. Em 1922, inicia seus treinamentos no Goju Ryu Karate Kenpo com os mestre Maruyama Takeo.
Em 1928, entra para a Universidade de Direito de Kansei e, em 1929, na de Ritsumeikan, onde se torna cofundador do primeiro clube de Karate desta Universidade: o Ritsumeikan Daigaku Karate Kenkyu Kai.
No início da década de 1930, Gogen desenha o punho direito de Miyagi Chojun em homenagem ao mestre. Este desenho se tornaria um ícone de milhares de praticantes pelo mundo todo, o punho da Goju Kai!
Em 1931, na Ritsumeikan, conhece Miyagi Chojun e inicia sua amizade e treinamentos com o honorável mestre.
Em 1937, após concluir a universidade, o fundador autoriza Jitsumi a ensinar e promover o Goju Ryu por todo o Japão. É neste período que Miyagi lhe dá o nome de "Gogen" (severo, dedicado).
Combatente da 2ª. Guerra Mundial, após retornar de um campo de prisioneiros em 1947, encontra o Japão em ruínas. Ao que decide usar o Karate Do para ajudar a reconstruir o país e promover a boa vontade entre as pessoas ao redor do mundo.
Em 1949 abre o Dojo de Asakusa e, no ano seguinte, funda a All Japan Karate Do Goju Kai Association (JKGA) em Tokyo. O que acaba atraindo um grande número de estudantes, inclusive estrangeiros.
A partir de 1961 envia seus filhos aos EUA para ensinar o Goju Ryu Yamaguchi e, em 1964, consegue reunir os mestres dos estilos vigentes de Karate Do de todo o Japão e funda o que se conhece hoje como Federação Japonesa de Karate (JKF). Na ocasião, a Kokusai Budo Renmei International Martial Arts Federation do Japão, entidade cujo dirigente era o Príncipe Higashikuni, o nomeia como Shihan da divisão das organizações de Karate; importante reconhecimento pelo seu trabalho.
Mestre Gogen foi o introdutor do sistema de "livre combate", tornando a arte mais ativa e muito popular. Também acrescentou ao estilo Goju os Kata Taikyoku. Tais técnicas, associadas ao Goju Ryu de Okinawa, deram origem ao Goju Japonês, ou Goju Kai como ficou mais conhecido.
Em 1969, mestre Gogen funda a IKGA (International Karate Do Goju Kai Association), entidade que regulamenta o estilo Goju Ryu da linhagem Yamaguchi em todo o mundo, nomeando em cada país e continente um representante.
Mestre Yamaguchi Gogen, uma das mais importantes figuras da história do Karate, ficou conhecido como "O Gato" pela graça e velocidade de suas técnicas!


Yamaguchi Goshi
(1942) 
Saiko Shihan e atual presidente da IKGA 
Mestre Yamaguchi Hirofumi Goshi Sensei nasceu na Manchúria em 28 de setembro de 1942, terceiro filho do fundador Yamaguchi Gogen.
Inicia os treinamentos com o pai aos oito anos de idade no Senzoku Dojo, em Asakusa. Em 1957 recebe o 1º.Dan, em 1959 recebe o 2º.Dan e o 3º.Dan em 1962, tornando-se instrutor.
Em 1963, entra para a Faculdade de Cinema no Japão (Nihon Daigaku). Enquanto era estudante vai aos Estados Unidos para ensinar Karate em um Dojo filial, onde fica por um ano.
Retornando ao Japão, ensina em diversos Dojos e, em 1969, após se formar na Universidade, torna-se Shihan e dedica todo o seu tempo ao Hombu Dojo (Dojo Central).
Em 1990, após o falecimento de seu pai, é nomeado seu sucessor e Saiko Shihan (Grão Mestre), passando a presidir a IKGA e a JKGA.
Sempre preocupado em difundir o estilo de forma correta, Mestre Goshi, que atualmente é 8º.Dan, tem realizado cursos e seminários todos os anos ao redor do mundo como instrutor autorizado pela JKGA, IKGA, JKF (Japan Karate Do Federation), Tokyo Karate Do Federation e também como árbitro internacional. Inspirador e carismático, já passou por mais de 40 países, inclusive o Brasil.
Além disso, tem dado grande contribuição para a sistematização e desenvolvimento do estilo, como na criação de Bunkai-Kata-Kumite e Kata superiores, mantendo vivo o Karate Goju Ryu da família Yamaguchi.
"Nosso treinamento no Karate Do, nos dá energia e aumenta nossa força e técnica à medida em que progredimos da faixa branca através das fileiras.
Com os anos de prática, você ganha experiência e aprende a ver as coisas e as experimentá-las de uma forma diferente.
No Karate Do, a faixa preta não é o fim. Colocar tal faixa significa que você adquiriu uma boa base, o que se torna o primeiro passo no caminho do verdadeiro treinamento de Karate Do.
Ao se dedicar na busca de uma posição ainda mais elevada, a pessoa aumenta sua harmonia e compaixão, aprende liderança, (...) torna-se capaz de simpatizar com o outro, de não se envergonhar de si mesmo, de apoiar seus semelhantes e de ser um membro contribuinte da sociedade." 
Saiko Shihan Yamaguchi Goshi - Trechos da carta aos filiados da IKGA em 01/01/2019


Watanabe Ryuzo
(1923 - 1998) 
Hanshi Shihan e primeiro representante da IKGA no Brasil 
Nascido em Fukushima, no Japão, veio com seus pais para Brasil aos sete anos.
Bem cedo foi atraído pelas artes marciais. Praticou Jiu-Jitsu, Kendo e Judô, além de suas ocupações na lavoura e como caminhoneiro. Somente aos 37 anos é que encontra no Karate a arte que modificaria sua vida e a de milhares de adeptos que conquistou.
Não foi fácil seu acesso a esta arte. Ao procurar a ABK (Associação Brasileira de Karate), uma organização muito fechada naquela época, não conseguiu ingresso imediato. Foi através de um empregado seu que pode entrar e fazer um primeiro treino: inusitadamente vestindo camiseta e calça de linho. Passaria, daí em diante, a praticar seis exaustivas horas por dia com toda a dedicação possível!
Nesta ocasião, a IKGA procurava expandir-se na América do Sul, fundando uma base de atuação no Brasil. Após a visita do Mestre Doi ao Brasil,
Watanabe Sensei recebe a determinação de tomar o cargo de Diretor da Sucursal por nomeação direta do mestre Yamaguchi Gogen.
Em 1.963, Watanabe Sensei se torna diretor da ABK, em 1964 Vice-Presidente e em 1965 Presidente da Associação Cultural de Karate.
O Goju Ryu, da linhagem Yamaguchi, começou definitivamente em São Paulo em 15 de setembro de 1.975, quando o Watanabe Sensei foi oficialmente nomeado pelo Mestre Yamaguchi Gogen.
A partir desta data, começou a sua dedicação ao estilo Goju, criando polos de desenvolvimentos em vários estados brasileiros e países da América do Sul.
Foi presidente da UKGB (União de Karate Do Goju Ryu do Brasil) e USKG (União Sul-americana de Karate Do Goju Ryu), além de Vice-Presidente da IKGA Mundial.
Em 1993, Yamaguchi Gogen promove o 1º. Campeonato Mundial da IKGA em Chiba - Japão. Dentre inúmeras possibilidades, mestre Gogen escolhe o Brasil para sediar o 2º. Mundial da IKGA, o que ocorreu em 1997 no Ibirapuera em São Paulo. Uma demonstração de confiança e respeito para com o nosso mestre Watanabe.
Dono de um carisma invejável, por onde passava conquistava seguidores. Mesmo com idade avançada e doente, sem que a maioria de seus filiados soubesse, sempre dava o exemplo sendo o primeiro a chegar e o último a sair de todos os eventos.
Mestre Watanabe faleceu em 5 de dezembro de 1.998 e, após um ano, é declarado 9º.Dan pela IKGA.
 

Luiz Kotsubo
(1956) 
Renshi Shihan e atual representante da IKGA no Brasil 
Nascido em Valença-RJ, teve seu primeiro contato com as artes marciais na modalidade Jiu Jitsu.
Lendo uma revista francesa de Jiu Jitsu, depara-se com uma matéria sobre Yamaguchi Gogen e fica impressionado com o pôster do lendário mestre: postura perfeita e um olhar que descreveu como “acolhedor e ameaçador ao mesmo tempo”.
Neste momento, inicia sua busca por um Dojo de Karate. Encontra, na pessoa do Sensei Marcelo Arantes (ABK e futuro fundador/presidente da CBK – Confederação Brasileira de Karate), o início da sua senda no estilo Goju.
Em 1974, Kotsubo tem seu primeiro contato com a ABK, então presidida pelo mestre Ryuzo Watanabe. E logo inicia sua preparação para exame de faixa preta com treinamentos contínuos na Rua Tabatinguera - SP, em todos os últimos domingos de cada mês.
Em 1977, mestre Watanabe visita o Dojo de Kotsubo em Valença - RJ. E em 1994, Watanabe o nomeia como representante Estadual do Karate Goju Ryu para o Rio de Janeiro, ficando assim responsável pela recepção e organização do Seminário Internacional com o Saiko Shihan Yamaguchi Goshi que aconteceria em 1995.
Sensei Kotsubo também atuou como atleta conquistando diversos títulos, dentre eles: campeão brasileiro Goju Kai, campeão brasileiro da Interestilos e 3º lugar no Sul-Americano Goju kai.
Em 2007, Sensei Kotsubo inicia um trabalho de reestruturação da IKGA no Brasil. No mesmo ano, por ocasião do Seminário Internacional da IKGA do Chile, Sensei Kotsubo é nomeado oficialmente e pessoalmente pelo Grande Mestre Yamaguchi Goshi como Renshi Shihan e representante oficial da IKGA no Brasil. Desde então tem realizado diversos cursos de padronização pelo país.
Mestre Kotsubo, com seu incansável trabalho e sabedoria, vem unindo e fortalecendo a família Goju Kai do Brasil!
  
Akira Saito
(1970) 
Renshi Shihan 
Nascido em Guarulhos - SP, morou no Japão de 1990 a 1996, onde treinou Karate sob a tutela do Takashi Konomoto Hanshi Shihan - 9º Dan. Mestre Takashi Konomoto foi aluno direto do mestre Yamaguchi Gogen e um dos poucos a receber o 9º.Dan.
Atingindo o 3º Dan com o seu mestre no Japão, Akira Saito se torna instrutor da matriz Shizuoka Goju-Kan na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho.
Ao retornar ao Brasil, Sensei Akira recebe autorização para formar a filial da Shizuoka Goju-Kan, a única fora do Japão. E em 2018, inaugura a Saito Academy na cidade de São Bernardo do Campo - SP.
Como atleta obteve vários títulos, dentre eles: campeão da Província de Shizuoka - Japão, campeão Paulista, Brasileiro, Sul-Americano e campeão Mundial.
Ao lado de seu irmão, Jokyo Horácio Saito - 4o.Dan, compõe a única dupla de Bunkai-Kata-Kumite da história a subir 3 vezes consecutivas no pódio dos Mundiais da IKGA: 3º. lugar na África do Sul (2009), 1º. lugar na Índia (2013) e 2º. lugar no Canadá (2017).
Atualmente, Sensei Akira é Renshi Shihan 6º.Dan de Karate pela IKGA, Kyoshi 7º.Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu, além de praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu.
Grande divulgador das artes marciais e culturais do Japão, Sensei Akira Saito, com sua sabedoria e simplicidade, tem dado importante colaboração para o engrandecimento do Goju Ryu da IKGA no Brasil. Ao lado do Renshi Shihan Luiz Kotsubo tem realizado inúmeros cursos pelo país.



Considerações finais:
Este é um pequeno resumo da biografia de nossos mestres, além de uma singela homenagem. Peço desculpas caso haja algum equívoco nos textos, visto que, principalmente em relação aos mestres mais antigos, há pouca documentação e muito de transmissão oral. No entanto, é fato inegável que todos contribuíram e têm contribuído imensamente para a construção do que hoje conhecemos como Karate Do Goju Ryu da IKGA ou Goju Kai.
Nos espelhemos na dedicação e coragem de cada um destes mestres: são exemplos reais de muito trabalho, paciência e perseverança em prol não somente das técnicas do Karate Do, mas do desenvolvimento moral que esta arte proporciona aos seus praticantes!
Julio Mario

Nenhum comentário:

Postar um comentário