segunda-feira, 3 de junho de 2019

Conto 3

Utagawa Kuniyoshi -woodblock based on poem by Ryôzen Hôshi (Hyakunin isshu no uchi)-1840-42 

ÁGUA E SAL
Conto Zen 

Certa vez o Mestre, notando que a tristeza afligia um de seus discípulos, foi ter com ele. 

- Meu caro jovem, notei que algo lhe atormenta. Deixe-me tentar ajudá-lo! 

Dizendo isto, levou o jovem até ao refeitório do Templo, onde pegou uma caneca com água e colocou uma mão cheia de sal dentro dela. 

“Será um remédio milagroso que o Mestre está preparando para mim?!” – pensou o discípulo. 

- Beba e me diga: qual é o gosto, meu jovem? 

- Muito ruim! – exclamou o discípulo franzindo a testa no primeiro e único gole. 

Ao que o Mestre reagiu dando uma espontânea gargalhada! 

O Mestre, após respirar, pediu ao discípulo que o acompanhasse. E caminharam em silêncio até o lago que havia nas redondezas do Templo. 

Chegando lá, o velho Mestre, num vigoroso gesto, jogou a mesma quantidade de sal sobre as águas do lago. E em seguida, mergulhou a caneca e recolheu um pouco do líquido. 

- Beba, meu discípulo! 

Enquanto a água escorria pelo queixo do jovem, o Mestre perguntou: 

- E agora, qual é o gosto? 

- Muito bom! - disse o jovem. 

- Dá para sentir o gosto do sal? 

- Agora não mais, Mestre! 

Dizendo isto, o discípulo foi iluminado e abandonou toda a tristeza que ora lhe acompanhara. 




Caros amigos, 

felicidade não significa ausência de problemas ou de tristeza. A tristeza é um sentimento normal e humano, só não devemos nos deixar escravizar por ela. 

Como diria o Mestre: a dor na vida de uma pessoa não muda, mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos. 

Sendo assim, quando a tristeza nos invadir, deixemos de ser caneca para nos tornarmos lago! 

Boa reflexão e sejamos felizes! 
Julio Mario 





Nenhum comentário:

Postar um comentário