segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Conto 12

Figure with Snow Falling (Sangaku no bosetsu) - Colour woodblock prints on paper - by Takahashi Hiroaki or Takahashi Shōtei (1936).

DEUS É JUSTO?!
Conto Oriental

Um jovem Mestre, cansado de esperar por ação, resolveu sair caminhando em busca de aprendizado ou de uma forma de colocar em prática os seus conhecimentos.

Caminhou por dias enquanto a neve caía. Numa certa manhã, avistou no campo nevado tão branco que seus olhos doíam, um ponto escuro que destoava da paisagem.

Como caminhava sem destino resolveu partir em direção àquele ponto escuro e distante. Conforme se aproximava, o ponto ia tomando os contornos de uma pessoa. Estando mais perto percebeu que era uma mulher, e que estava chorando sozinha, ali sentada naquela imensidão de neve.

Não relutou em se dirigir à mulher e foi logo perguntando:

- Por que choras?

- Choro porque Deus é injusto! - respondeu a mulher.

- Mas por que Deus é injusto? - perguntou o Mestre.

- Deus é injusto porque me deu a memória.

- Como assim? - perguntou novamente o Mestre.

Então ela respondeu:

- Deus é injusto porque me deu a memória e hoje me lembro das pessoas que me magoaram, me lembro das pessoas que amei, das pessoas que perdi e que não estão mais aqui.

O Mestre, após ouvir as palavras da mulher tristonha, ficou parado por algum instante vendo a neve cair.

Não suportando o silêncio do Mestre a mulher perguntou:

- O que o senhor tanto olha?

- Eu olho a neve caindo. – e sorrindo continuou: - Mas não vejo neve caindo. Eu vejo pétalas de flores caindo!

A mulher, pensando que aquele homem pudesse ser louco, perguntou:

- Como assim? Como é possível olhar para a neve e ver pétalas de flores?

- Eu as vejo por que Deus é justo.

- Mas por que Deus é justo? - perguntou a mulher.

- Deus é justo porque me deu a memória.

- Mas como assim? - perguntou franzindo a testa.

- Deus é justo porque me deu a memória para que no inverno eu me lembre que a primavera virá!




Caros amigos,

a dor nos ensina a mudar e a sermos melhores. Isto se estivermos predispostos a acreditar! O que não significa aceitar tudo sem contestação, mas significa entender que cada coisa ou pessoa tem o seu tempo, a sua forma e caminhos para se resolver.

Sim, é verdade que a dor nos faz crescer e amadurecer! Mas como isso é possível?! Quando não ficamos presos ao sofrimento e usamos desta experiência como mais um caminho para o autoconhecimento.

Tenha paciência, equilíbrio e, sobretudo, não se deixe embrutecer no processo. Mantenha o sorriso no rosto, que é um gesto mágico, e verá que todas as coisas são passíveis de resolução, tendem a passar ou, ao menos, se pacificam com o tempo.

Permitamos que a primavera floresça em nosso interior e, assim, sejamos felizes!

Boa reflexão!
Sensei Julio Mario





4 comentários: