terça-feira, 25 de agosto de 2020

Coluna Akira Saito - Artes do Japão 17

 KARATE-DO UMA ARTE ALÉM DO FÍSICO

“Buscar a perfeição mesmo que esta seja inatingível”

Praticar uma arte marcial japonesa, especificamente o Karate-do, vai muito além dos aspectos ou benefícios físicos, do esporte e da competição. É um conceito de busca interior de evolução, do corpo, da mente e do espírito, do equilíbrio entre o negativo e o positivo.

Em tempos de isolamento social, as dificuldades sejam elas de qualquer aspecto, afloram sentimentos e pensamentos negativos e que acabam agravando ainda mais a situação. O pensamento constante e enfático sobre notícias, situações e projeções de forma pessimista, levará a uma constatação futura de pouca perspectiva e produtividade.

A disciplina e a rigidez com que é encorajado o treinamento do Karate-do para fortalecer o corpo leva o indivíduo a fortalecer a mente, destruindo pensamentos nocivos e de fraqueza, obtendo como resultado uma mente mais proativa, mais perseverante, mais rígida com relação a fatores como desistência ou auto piedade.

A repetição constante onde o respeito ao companheiro de treino é parte integrante da etiqueta e da confiança mútua, gera no praticante um conceito de respeito ao próximo, como indivíduo dentro de uma sociedade, útil e produtivo.

Com os acontecimentos recentes, é preciso mais do que nunca, respeito, empatia, bom senso e paciência. Uma pandemia não precisa de mais motivos para as pessoas se preocuparem.

O futuro parece incerto, mas será inquestionavelmente melhor se as pessoas estiverem unidas com o mesmo propósito de vencer.

Isto seria a perfeição e cabe a nós buscá-la, mesmo que pareça algo impossível……


GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
10/06/2020
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797








Nenhum comentário:

Postar um comentário