terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Feliz Ano Novo! RESPIRAÇÃO - VIDA - PROTEÇÃO

Cartão enviado pelo Saiko Shihan Yamaguchi Goshi aos membros da IKGA mundial.


No cartão destacam-se as figuras de Fujin e Raijin, além dos Kanji de Ibuki (息 吹).

Fujin-Raijin-Zu - by Tawaraya Sotatsu - A pair of two-fold screens - Ink and color on gold-foiled paper - Proportions: 169.8 x 154.5 cm (each) - Edo Period (17th Century) - National Treasure (Kennin-ji Temple, Kyoto).

Fujin e Raijin são alguns dos Kami (divindades) mais populares do panteão xintoísta nipônico descrito no Kojiki, livro mais antigo sobre a história do Japão. 

Raijin 
Raijin statue, Nitenmon gate, Taiyuin Temple, Nikko 

Raijin é o Kami dos raios, trovões e tempestades. É tipicamente representado com martelos e cercado por tambores com os quais faz os estrondosos trovões. 

Raijin é também conhecido como Kaminari-Sama e Raiden-Sama. 

Na maioria das vezes, é representado com apenas três dedos em cada mão - representando o passado, o presente e o futuro. 

Nas estações secas, os agricultores mais fiéis rezam para Raijin para chover e trovoar. Além da chuva, o trovão tem a reputação de ajudar a fertilizar o arroz no Japão. A tradição diz que um arrozal atingido por um raio oferecerá uma boa colheita. 

Fujin 
Fujin statue, Nitenmon gate, Taiyuin Temple, Nikko - photo bye Jakub Hałun 

Fujin, Kami dos ventos, é geralmente retratado com um grande saco de pele, o qual é preenchido com numerosos ventos. Quando abre a relíquia, uma rajada de vento sopra intensamente sobre a Terra. 

Ao contrário de Raijin, Fujin tem quatro dedos em cada mão - cada um deles representa um ponto cardeal (norte, sul, leste e oeste). 

Este Kami é muito importante para os japoneses que o temem, especialmente pelos tufões que produz. Mas Fujin não é apenas um deus ameaçador, já que ele também é visto como um salvador pelos japoneses. 

Em 1274 e 1281, Fujin supostamente protegeu o Japão das invasões mongóis, participando diretamente do conflito. De fato, a frota do maior império da história foi atingida duas vezes por tempestades no mar, quando tentou pôr os pés no arquipélago japonês para dominá-lo. Essa intervenção divina foi chamada de "Kamikaze" (vento divino) pelos habitantes locais. Esse evento deu nome aos ataques suicidas cometidos pelas forças especiais japonesas durante a Segunda Guerra Mundial. 

Protetores

Raijin e Fujin costumam aparecer juntos e embora sejam temidos por seu temperamento, ambos são vistos como protetores. 

Essas duas divindades ajudam a remover os danos causados ​​pelas tempestades e inundações, traz paz e tranquilidade à sociedade. 

É por isso que são os guardiões de muitos locais de culto no Japão. O exemplo mais conhecido é o Templo Sensoji, no bairro de Asakusa, em Tóquio. De fato, suas duas estátuas gigantescas guardam o templo mais antigo da capital japonesa desde a sua entrada, o famoso Kaminarimon. 

KANJI
Ibuki = sopro, respiração. 
“A mensagem é a respeito da vida. São as duas representações da respiração, inspirar e expirar, do nascimento e da morte. Ibuki que é o Kanji principal do cartaz significa respiração. Conceito principal do nosso estilo e que é amplamente estudado e ensinado pelo Saiko-Shihan no Honbu Dojo.” Akira Saito Sensei – Renshi Shihan 6º.Dan 



Considerações: 

Não tenho aqui a pretensão de dar como acabada ou limitar toda a riqueza de detalhes e significados que o nosso Grão Mestre (Saiko Shihan) nos apresenta por meio de seu cartão para a Família IKGA. De qualquer forma espero que as informações tenham sido interessantes e que possam inspirar uma maior pesquisa. Feliz Ano Novo! Feliz 2020! 

Julio Mario 




Fontes: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário